Encontro do Sindvest com o setor de gemas e joias na Fieb

Mais de vinte empresários do segmento de joias e gemas conheceram a estrutura de apoio oferecida pelas casas que compõem o Sistema FIEB – FIEB, SESI, SENAI e IEL – no evento Encontro com o Setor de Gemas e Joias, promovido pelo Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest) nesta quarta-feira, 31.05, na sede da FIEB.

O objetivo do evento foi apresentar e aproximar as entidades de apoio do Sistema FIEB aos empresários do segmento, que passou a fazer parte da base de representação do sindicato a partir de 2017, com a mudança do estatuto do Sindvest. Com esta modificação, o sindicato também passou a ser estadual (com exceção da região de Feira de Santana).

A estimativa é que, com a expansão da representação do sindicato, a base de associadas seja ampliada. De acordo com o presidente do Sindvest, Waldomiro Araújo, até o final do primeiro semestre de 2018, o aumento da base de associadas deve girar em torno de 30%, com o crescimento de novos associados do interior do estado e também do segmento de gemas e joias. O trabalho de aproximação com empresários do interior já vem sendo realizado, com visitas a municípios como Vitória da Conquista e Juazeiro, por exemplo.

“O segmento de gemas, joias e acessórios é complementar ao setor de moda. É um segmento muito promissor para o nosso estado, formado por micro e pequenos empresários. A nossa ideia é amparar este setor para profissionalizar a gestão do segmento e identificar lideranças para que futuramente possam ter um sindicato independente”, explica o presidente do Sindvest, Waldomiro Araújo, que destacou como meta principal o estabelecimento de um espaço em Salvador para que os artesãos possam trabalhar e comercializar seus produtos.

Associativismo

O vice-presidente da FIEB, Josair Bastos, deu boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância do associativismo. “A união é importante para que possamos atravessar esse momento que o país atravessa”, pontuou.  A mesma mensagem foi passada pela vice-presidente do Sindvest, Eunice Habibe. “Este é um momento em que precisamos estar juntos. Precisamos da interação de vocês, pois quando a gente se une, vai mais longe”, disse.

A gerente de Relações Sindicais da FIEB, Manuela Martinez, falou sobre a atuação da FIEB, que conta com 43 sindicatos filiados.  “A nossa ideia é ouvi-los, entender melhor as necessidades desse perfil de industrial, para que possamos adaptar as ações do Sistema com foco nas demandas apresentadas. Vamos verificar de que forma podemos atuar conjuntamente, unindo esforços para apoiar o crescimento deste segmento aqui no estado”, explicou.

Os benefícios e descontos oferecidos pelas casas às empresas associadas foram apresentados aos participantes. O encontro contou com apresentações do superintendente de Desenvolvimento Industrial da FIEB, Marcus Verhine; do consultor do SESI, Vitor Pacheco, da gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Fabiana Carvalho, da relações com o mercado do SENAI, Fernanda Vidal e da consultora do Centro Integrado de Design do SENAI Cimatec, Ana Luíza Guimarães.

Fonte: Portal Fieb