Programa de Desenvolvimento Associativo em 2018

Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com Federações de todo o país com o objetivo de aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) chega a 2018 com fôlego para os novos desafios do ambiente sindical. Neste ano, o programa vai focar em projetos que busquem reforçar a sustentabilidade dos sindicatos e identificar um novo modelo sindical, mais próximo do seu associado e com melhor divulgação dos serviços que oferece.

“O atual cenário sindical está ainda mais desafiador. As mudanças terão que ser mais rápidas e efetivas, e o PDA intensifica sua atuação para dar suporte aos sindicatos por meio de projetos que promovam ainda mais o fortalecimento do associativismo como caminho para superar desafios setoriais comuns”, afirma Manuela Martinez, gerente de Relações Sindicais da FIEB.

Em 2018 estão previstas duas edições do Diálogo da Rede Sindical. Iniciado em 2017, os Diálogos são transmitidos por videoconferência e reúnem federações de todo o Brasil para discutir temas atuais do cenário industrial e promover a troca de informações entre lideranças sindicais com as federações e a CNI.

Para aproximar ainda mais sindicatos e empresas, o Modelo de Atuação Articulada entre as Áreas Sindical e de Mercado do Sistema Indústria amplia sua atuação em 2018, com o desafio de estender seu alcance para todos os sindicatos filiados. O projeto permite às entidades sindicais divulgar as soluções do Sistema FIEB à sua base de representação e conquistar novos associados.

Estão previstas também a realização de cinco edições do Bate-papo Sindical, nos quais presidentes de sindicatos apresentam experiências de sucesso, promovendo o compartilhamento de boas práticas. A novidade este ano será a transmissão por videoconferência para todo o país.

A capacitação de líderes e executivos sindicais é um dos eixos do programa e permanecerá em 2018, por meio de oficinas que aprimorem a atuação das lideranças. Já as capacitações para empresários da indústria serão realizadas por meio de palestras com temas de interesse do setor, com iniciativas em Salvador e no interior.

Um dos destaques do PDA, o Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria, evento presencial que acontece na CNI, em Brasília, reúne presidentes de sindicatos de um mesmo setor. Na agenda do PDA para 2018 estão programados 14 encontros para a discussão dos principais desafios e o compartilhamento de boas práticas dos segmentos da Rede Sindical.

Faça um comentário