Gemas e Joias no Brasil

Brasil se destaca no setor de Gemas e Joias

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o Brasil é um dos 15 maiores produtores de joias em ouro no mundo. Segundo o Instituto, foram exportados US$ 45.429 de pedras preciosas em estado bruto; US$ 27.490 de rubis, safiras e esmeraldas lapidadas; e US$ 36.188 de joalheria (ourivesaria e metais preciosos).

A criatividade de designers e fabricantes fazem parte do sucesso do Brasil no setor. Além de realizarem misturas de materiais diversos, a maioria dos materiais são ecologicamente sustentáveis.

Setor de Gemas e Joias em constante crescimento

O Brasil é responsável por aproximadamente 1/3 do volume de produção de gemas e joias do mundo. Os estados que apresentam a maior concentração de produção são Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Pará, Tocantins, São Paulo e Rio de Janeiro.

Aproximadamente 99% das empresas que realizam esse trabalho são considerados pequenos negócios. Em média 3.900 empresas que se classificam como: lapidação, joalheria, artefatos de pedras, folheados e bijuterias.

É evidente que para tal crescimento continuar em ascensão, atendendo também o mercado externo de forma competitiva, é preciso investir em inovação. Parte desse caminho já está sendo trilhado pela indústria joalheira e de folheados que recentemente investiu em importação de máquinas, equipamentos, ferramentaria e insumo.