Inovação em Fardamento

Inovação em Fardamento

A importância do design para o segmento de uniformes foi discutida na palestra Tendências para o segmento de fardamento, ministrada pela designer Alice Barreto, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), nesta quinta-feira (14.09). “Hoje a gente precisa pensar uma nova forma de criar, produzir, gerir, comunicar e comercializar esses uniformes e o design precisa estar inserido para gerar valor agregado e comunicar uma identidade de marca”, defendeu.

Realizado em parceria pelo Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest) e pelo Sebrae, o evento reuniu empresários e representantes de indústrias do segmento. De acordo com o presidente do Sindvest, Waldomiro Araújo, o segmento de fardamento é muito importante para a economia do estado e vem passando por mudanças. “O grande desafio é agregar valor ao produto, entregando roupas funcionais, de qualidade, com design atual. Hoje o uniforme tem que ter modelagem, tem que vestir bem, proporcionando conforto ao usuário”, ressaltou.

Na palestra, a especialista em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos e em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos, Alice Barreto, destacou que é preciso entender o cliente para poder oferecer soluções customizadas. “A identidade visual da empresa tem que estar presente nos uniformes. É preciso entender quem é o cliente para saber o que oferecer”, pontuou.

Para isso, a consultora apontou alguns caminhos, como a adoção de modelagens diferenciadas, mistura de materiais e a oferta de serviços que possam gerar valor agregado, como estamparia e bordados. Ela também sinalizou alguns mercados a serem explorados, a exemplo de cafés e restaurantes, aviação e uniformes escolares.

A consultora ressaltou, ainda, a necessidade de aproximação entre representantes de indústrias do segmento e designers, para construir soluções conjuntas. “É preciso cruzar as necessidades das indústrias e dos profissionais criativos. Esse diálogo é necessário para que o cenário da moda possa deslanchar”, defendeu.

A palestra Tendências para o segmento de fardamento faz parte das ações do Sebrae Conecta e contou com a presença da gestora de moda do Sebrae Bahia, Patrícia Castro.

Clique e visualize as fotos da palestra

FONTE: www.fieb.org.br

Faça um comentário