Em Salvador, a ação aconteceu nesta quarta-feira (01.11), no Condomínio Bahia Têxtil, na Cidade Baixa, onde cerca de 160 costureiras de 17 empresas associadas ao Sindvest Salvador foram atendidas. Maria Bárbara da Silva, de 56 anos, foi uma delas. “Pra gente que trabalha o dia todo e não tem tempo de ir ao médico, é um momento importante para cuidar da saúde”, avaliou.
A empresária Luciana Castelo Branco, da Marvin Fardamentos, trouxe 11 funcionárias com idade acima de 45 anos de Camaçari para a capital, para realizar o exame. “Já tive vários casos da doença na família e todos nós sabemos que a prevenção é muito importante. Participar desta iniciativa é também uma forma de incentivar que elas cuidem da saúde”, comentou.
A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama foi o foco da iniciativa dos sindicatos, já que o segmento possui mão de obra predominantemente feminina. “Muitas vezes, pelas dificuldades, as mulheres não fazem o exame e quando descobrem a doença já está em estágio avançado, o que pode levar até ao óbito”, alerta a vice-presidente do Sindvest Salvador, Eunice Habibe. Segundo ela, em 2016, com a ação Outubro Rosa, dois casos da doença foram diagnosticados e encaminhados para tratamento.
Além da mamografia, o SESI investiga os casos suspeitos. “A campanha não se esgota neste atendimento. A partir do resultado encontrado, essa investigação diagnóstica pode evoluir também para o aprofundamento com ultrassonografia, biópsia e orientação específica de um médico oncologista”, explica a gerente do SESI Lucaia, Andreia Araújo.
Orientação
As trabalhadoras do segmento que participaram da ação também receberam informações gerais sobre prevenção da saúde da mulher. Profissionais da área de saúde orientaram as trabalhadoras sobre outras doenças que atingem o público feminino, como câncer de colo do útero, obesidade, diabetes e pressão alta. Na mesa educativa, as costureiras aprenderam a realizar o autoexame com um seio de silicone. “Percebi que estava fazendo o exame de forma errada, pois não apalpava a mama do jeito certo”, contou Sônia Félix, de 47 anos.
A ação Outubro Rosa realizada em Salvador contou com o apoio das empresas Natural Gurt, Loygus, Condomínio Bahia Têxtil, Camisa da Latinha e Ponto e Arte.
Fonte: www.fieb.org.br
Faça um comentário