Promover a aproximação comercial entre empresas é o objetivo do Portal de Negócios da Indústria, lançado no dia 08.11, no VII Encontro de Compradores e Fornecedores. Iniciativa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em parceria com o IEL, o ambiente virtual foi desenvolvido para aproximar compradores e fornecedores.
Com a plataforma, os usuários poderão localizar fornecedores no estado, entrar em contato, solicitar orçamento, cadastrar cotações e se informar sobre eventos de negócios realizados pelo IEL e entidades parceiras. Além disso, o portal também dará visibilidade para as empresas baianas. “É um ambiente para potencializar negócios com empresas do nosso estado”, explicou o superintendente do IEL, Evandro Mazo durante a apresentação da nova plataforma.
ENCONTRO
Estimular a geração de negócios e fomentar o networking entre grandes empresas compradoras e fornecedoras baianas também é o objetivo do VII Encontro de Compradores e Fornecedores, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA).
O superintendente do IEL, Evandro Mazo, alertou que as empresas precisam estar atentas aos desafios que a digitalização dos modelos de negócios apresenta. “A tendência é que o fornecedor entregue cada vez mais valor e mais serviços. Para isso, a competitividade e a busca pela eficiência são fundamentais”, destacou.
Já o diretor técnico do Sebrae, Franklin Santos, falou sobre a importância do encontro para a aproximação comercial. “Estamos felizes por apoiar ações como esta, que viabilizam o contato entre empresários, promovendo a aproximação comercial”, disse, reforçando a necessidade de as micro e pequenas empresas se adequarem aos pré-requisitos das grandes corporações instaladas no estado. A abertura do evento também contou com a participação de Paulo Sérgio Santos, do Fórum de Suprimentos do Cofic.
INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
O Brasil passa por uma crise de envelhecimento dos modelos de negócios que implica na queda da competitividade. Esta é a avaliação do consultor Cláudio Forner, especialista em varejo internacional e empreendedorismo, que ministrou palestra sobre inovação e competitividade. Segundo ele, as empresas precisam modernizar seus processos, analisando porque ficaram para trás e com foco nas tendências de mercado. “É preciso estar atento às oportunidades, ter flexibilidade e estar aberto para as mudanças”, aconselhou.
Forner, que participou como conselheiro do programa O Aprendiz, falou sobre a inovabilidade, um novo conceito no mercado, que une duas grandes tendências: inovação e sustentabilidade. “O consumidor enxerga valor na empresa que inova, mas sem comprometer os recursos para as gerações futuras”, comentou.
CERTIFICAÇÃO
Os participantes do encontro também puderam conhecer as experiências de sucesso na área de suprimentos. O diretor de Suprimentos do Grupo Boticário, Fábio Miguel, falou sobre a parceria da empresa com o IEL para qualificar empresas baianas fornecedoras de produtos e serviços. Ele também apresentou as oportunidades de fornecimento para o Grupo Boticário e explicou que a empresa possui um processo de homologação para todos os fornecedores.
Já o diretor da planta da Faurecia na Bahia, Leandro Perroni, falou sobre os desafios e perspectivas dentro da cadeia de suprimentos. A empresa fornecedora de auto peças plásticas injetadas e metálicas está presente em 35 países. “Queremos fazer parcerias e fomentar o mercado local”, afirmou, lembrando que, para tanto, os fornecedores precisam atender critérios de qualidade, requisitos ambientais e de logística, entre outros.
A programação do evento incluiu a cerimônia de certificação de 14 empresas participantes do Programa de Qualificação de Fornecedores. Há mais de 10 anos o programa qualifica micro, pequenas e médias empresas, auxiliando na implantação de 92 práticas de excelência, distribuídas em 10 critérios. As empresas participantes são certificadas nas categorias Diamante, Rubi e Topázio.
O VII Encontro de Compradores e Fornecedores contou, ainda, com uma Rodada de Negócios envolvendo empresas compradoras e fornecedoras de produtos e serviços para a indústria.
FONTE: www.fieb.org.br
Faça um comentário