3º Ed. Outubro Rosa

Com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), realizou exames de mamografia gratuitos para as colaboradoras do segmento na terceira edição da ação Outubro Rosa, realizada no dia 01.11, no Condomínio Bahia Têxtil, na Cidade Baixa.

Em 2018, 180 trabalhadoras de empresas associadas ao Sindvest participaram da iniciativa. Foto: Jefferson Peixoto / Coperphoto / Sistema FIEB.

Neste ano, 180 trabalhadoras de empresas associadas ao sindicato participaram da iniciativa. “Queremos trabalhar de forma preventiva e cuidar das pessoas, que são o grande ativo de qualquer empresa. No ano passado foram 140 inscritos e neste ano são 180 participantes. A expectativa é que a cada ano a adesão das trabalhadoras da indústria seja maior”, ressaltou o presidente do Sindvest, Waldomiro Araújo.

A vice-presidente do sindicato, Eunice Habibe, também observa o crescimento da iniciativa. “Este evento já está no nosso calendário e é uma ação importante para a saúde das trabalhadoras do nosso setor, que tem mão de obra iminentemente feminina. Além de realizar o exame de mamografia, se houver algum caso suspeito, existe também o acompanhamento”, destaca.

Entre as participantes, 12 eram da empresa Tamara Reis, há 25 anos no ramo de vestuário. “Todos os anos nossas colaboradoras participam desta ação, que é muito importante, principalmente pela dificuldade que muitas pessoas enfrentam para ter acesso a exames como este”, comentou a empresária Ieda Reis.

A realização dos exames no Condomínio Bahia Têxtil, facilita o acesso das trabalhadoras, segundo avalia a costureira Maria Fabiana Queiroz, que já teve casos de câncer na família. “Ações como esta são importantes para a saúde das funcionárias. Quem não tem plano de saúde enfrenta dificuldade para fazer exames como este”, pontuou.

Orientações

Em palestra, a enfermeira do SESI, Patrícia Santana, falou sobre prevenção da saúde da mulher. Foto: Jefferson Peixoto / Coperphoto / Sistema FIEB.

Na oportunidade, as trabalhadoras do setor puderam se informar sobre o câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos novos casos da doença diagnosticados anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em palestra, a enfermeira do SESI, Patrícia Santana, falou sobre prevenção da saúde da mulher, orientando também sobre outras doenças que atingem o público feminino, como o câncer de colo do útero, além de orientar sobre como fazer o autoexame.  “Ao identificar alguma alteração na mama, a mulher não deve ter medo, pois pode ser um cisto, um tumor benigno ou displasia mamária, mas é preciso buscar orientação médica para ter um diagnóstico preciso e acompanhamento”, ressaltou.

Foi o que aconteceu com a costureira Gilmara de Almeida, que há alguns anos percebeu no autoexame uma alteração na mama e buscou apoio profissional. “Fiz os exames e era um cisto benigno. Por isso o meu conselho é que ao perceber qualquer sintoma ou alteração as mulheres procurem um médico”, disse.

Boa Prática

A ação Outubro Rosa realizada em Salvador contou com o apoio das empresas Natural Gurt, Loygus, Condomínio Bahia Têxtil, Camisa da Latinha, Canetas e Brindes Ponto e Arte.  A iniciativa do Sindvest ficou em terceiro lugar entre as finalistas do 1°Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, realizado neste ano pela CNI, em parceria com as federações de todo o país. “É um momento para que as trabalhadoras cuidem da saúde”, comenta Irá Andrade, executiva do Sindvest.

Confira aqui mais fotos do evento