A importância da espiritualidade nas organizações

Tema ainda distante da realidade da maioria das empresas, a importância da espiritualidade nas organizações foi discutida em palestra realizada pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos Para Fins industriais e Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia (Quimbahia), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) na terça-feira, 19.06.

A palestra foi ministrada pela empresária Arlene Vilpert, que também é vice-presidente do Quimbahia. Ela ressaltou que apesar de bastante difundida em países como Estados Unidos, Canadá e Finlândia, a temática ainda é pouco discutida nas empresas brasileiras. “As organizações precisam entender esta nova era e enxergar o ser humano como inteiro, holístico, com as dimensões física, emocional, intelectual e a espiritual. Quando a empresa tem esse olhar mais humanizado, ela consegue motivar os funcionários”, defende a empresária, que também é líder coaching, hipnóloga e mestre reiki.

Entre os ganhos desta nova visão, a vice-presidente do Quimbahia aponta a redução de turnover (rotatividade de pessoal na organização), maior comprometimento dos funcionários, além de redução de doenças como stress e depressão.

Outro aspecto abordado na palestra foi a importância de alinhamento entre os propósitos da empresa e dos colaboradores. “É preciso que os funcionários estejam em sintonia com a filosofia da instituição onde trabalha. Se os valores estão em discordância, pode haver uma ruptura na relação de trabalho”, destaca.Cerca de 100 pessoas participaram do evento. Entre eles, a gerente de Relações Sindicais da FIEB, Manuela Martinez. “É importante que este tema seja discutido e que, cada vez mais, as empresas insiram este olhar mais humanizado em suas rotinas”, avalia.